Pages

Subscribe:
Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Acompanhando A Criação Da Região Metropolitana Do Vale Do Paraíba



Afonso Lobato e o secretário Edson Aparecido

De acordo com informações contidas da Assembléia Legislativa a Região Metropolitana do Vale do Paraíba está nascendo com a participação do Legislativo e Executivo do Estado e dos 39 municípios envolvidos desde a Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba e Litoral Norte. De acordo com o último censo do IBGEa população do Vale aumentou mais de 20 mil pessoas e o PIB da região é de R$ 52 bilhões. No dia 23 de setembro foi oficializada em encontro em São José dos Campos na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap).
 ”O modelo administrativo deve ter recurso financeiro para não criar novos custos às prefeituras da região”, lembra o deputado Marco Aurélio (PT). “Com a mudança administrativa, a região se reorganiza e propõe soluções para problemas graves que os prefeitos sozinhos não podem resolver. Os prefeitos já conhecem os problemas, mas o que precisamos agora são recursos e ferramentas para resolvê-los”, afirmou.
Segundo o deputado Afonso Lobato (PV) durante a tramitação do projeto serão realizadas pelo menos cinco audiências públicas na região garantindo assim a participação efetiva da comunidade. “Hoje realmente foi um marco histórico para o Vale.A mudança para região metropolitana é um instrumento de organização regional e planejamento para o desenvolvimento da região”, afirmou o parlamentar.
“Essa região metropolitana já nasce grande, pois é a décima do país, na frente de regiões como Curitiba, Goiânia e Recife”, disse o Secretário de Desenvolvimento Metropolitano do Estado, Edosn Aparecido. Uma das características fundamentais dessa futura RM  é a sua localização, entre São Paulo e Rio de Janeiro.  O secretário também destacou, como fato positivo, a diversidade das atividades dos 39 municípios do Vale, que vai da inovação tecnológica e indústria de ponta ao turismo.

Foto: Assessoria de Afonso Lobato

0 comentários:

Postar um comentário