Pages

Subscribe:
Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Se Projeto For Aprovado, São José Dos Campos E Mais 38 Municípios Integrarão Região


.
O governador Geraldo Alckmin enviou nesta sexta-feira (4) à Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) o projeto de lei que cria a região metropolitana do Vale e Litoral Norte. Se o projeto for aprovado, criará uma região metropolitana com 39 municípios do Vale do Paraíba e do Litoral Norte, entre eles Cruzeiro, Guaratinguetá, São José dos Campos, Taubaté, Caraguatatuba e São Sebastião.
Com a criação da região será possível que o Estado planeje e gere de maneira integrada questões comuns que afetam as cidades. Os 39 dos municípios e o Estado poderão trabalhar em conjunto para agilizar a solução de problemas comuns, diz o governo.
De acordo com Alckmin, a nova região estará integrada à chamada Macrometrópole Paulista, que concentra 80% do PIB (conjunto de riquezas) do Estado e 27% de todo o PIB do Brasil.
- Formando um quadrilátero entre as cidades de Santos, Campinas, São Paulo e São José dos Campos, temos aí dois terços da população do Estado. Por isso a grande necessidade da institucionalização de mais essa Região Metropolitana.
O secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, destacou que a criação da região ajudará também a um planejamento de transporte intermunicipal de duas cidades. Aparecido destacou ainda a importância geográfica da nova região.
- Pela sua importância, a RM Vale é estratégica no mapa da rede de cidades no país. Ela está entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Nós estamos dotando a região de um instrumento importantíssimo de planejamento e a população vai sentir os benefícios no curto, no médio e no longo prazo.
Se criada, a região terá um conselho de desenvolvimento, composto pelos prefeitos das 39 cidades e representantes do governo do Estado, que será a principal instância de decisão da entidade sobre planos, projetos, programas, serviços e obras.
A região será dividida em cinco sub-regiões: Cruzeiro (Arapeí, Areias, Bananal, Cruzeiro, Lavrinhas, Queluz, São José do Barreiro, Silveira); Guaratinguetá (Aparecida, Cachoeira Paulista, Canas, Cunha, Guaratinguetá, Piquete, Potim, Roseira); São José dos Campos (Caçapava, Igaratá, Jacareí, Jambeiro, Monteiro Lobato, Paraibuna, Santa Branca, São José dos Campos); Taubaté (Campos do Jordão, Loginha, Natividade da Serra, Pindamonhangaba, Santo Antonio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São Luiz do Paraitinga, Taubaté, Tremembé, Redenção da Serra); e Litoral Norte (Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião, Ubatuba).
Fonte: Emplasa SP

0 comentários:

Postar um comentário