Pages

Subscribe:
Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Parabéns, Cachoeira Paulista!

Parabéns, Cachoeira Paulista, pelo seus 132 anos em 9 de março!

Praça Prado Filho em Cachoeira Paulista - Foto: Adilson Sabará
Cachoeira Paulista está a 521 metros acima do nível do mar e faz divisa com os municípios de Cruzeiro, Silveira, Lorena, Canas e Piquete.
Cachoeira Paulista
RM Vale: subregião de Guaratinguetá
Aniversário: 09/03/1880
Padoreiro: Santo Antônio (13/06)
Idade: 132 anos (em 2012)
Localiza-se no Vale do Paraíba entre as Serras da Mantiqueira e da Bocaina.
Está distante 210 km de São Paulo e 212 do Rio de Janeiro.
Tudo começou com a capelinha que Sebastiana de Tal e outros devotos construíram em homenagem ao Senhor Bom Jesus, em 1780. Depois, Manoel da Silva e sua esposa fizeram doação (1784) para o patrimônio da capela de "200 braças ou 440 metros de testada que, partindo da margem esquerda do Rio Paraíba, avançada meia légua para os lados da Serra da Mantiqueira", informa o site da Prefeitura.
E por quê o nome Cachoeira Paulista?
Porque o Rio Paraíba é “encachoeirado” após o pontilhão de Ferro da MRS Logística (antiga Estrada de Ferro Central do Brasil).
Antes desse nome, a cidade teve outros sete: Porto da Caxoeira, Arraial do Porto da Cachoeira, Porto da Cachoeira, Arraial porto da Cachoeira de santo Antônio, Freguesia de Santo Antonio da Cachoeira, Vila de Santo Antonio da Bocaina,
Cachoeira Paulista também foi palco da Revolução Constitucionalista de 1992.
Seu crescimento econômico passou pela agricultura, comércio e indústria.
Viveu o período da cafeicultura, das ferrovias em um passado distante.
Hoje firma-se na vocação turísticas com ecoturismo e turismo religioso.
É palco da Canção Nova que atrai fiéis de todos o Brasil.
Vamos conhecer alguns pontos turísticos da Cidade?
A Estação Ferroviária de Cachoeira Paulista foi o ponto de ligação da Estrada de Ferro D. Pedro II, que uniu as cidades do rio de Janeiro e Cachoeira Paulista, e a Estrada de Ferro São Paulo-Rio.
A construção da Estação, em 1877, atendeu às demandas de outrora que era depósito regional da produção de café e seu produto exportado para a Corte.
Canção Nova
é uma comunidade católica brasileira fundada pelo Monsenhor Jonas Abib, em 1978. Seuge as linhas da Renovação Carismática Católica. Conta com sistema de rádio e televisão de longo alcance e estendendo-se a outros países como Portugal, Itália, Israel, Estados Unidos e França. A

Teatro Municipal de Cachoeira Paulista.
O primeiro teatro do Arraial do Porto da Cachoeira foi criado em 1883, com o nome de Teatro Comunitário.
A construção de sua sede própria só foi iniciada, em 1885, sendo concluída em 1895.

Ponte Metálica Silvio Vilas Boas
Construída, em 1875 e restaurada, em 1897, pelo engenheiro de Obras do Estudo Euclides da Cunha. A restauração completa dos encontros e colocação de aparelho de habilitação e executou outros trabalhos que foram necessários.

FURNAS Centrais Elétricas S.A.
é uma Subsidiária da Centrais Elétricas Brasileiras S.A. - Eletrobrás, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, atuando no segmento de geração e transmissão de energia em alta e extra-alta tensão. Está sediada em Botafogo, na cidade do Rio de Janeiro. FURNAS transporta 100% da energia elétrica produzida e destinada ao Brasil pela Usina Hidrelétrica de Itaipu - Itaipu Binacional - A maior usina Hidrelétrica em operação no mundo.

Igreja do Senhor Bom Jesus da Cana Verde
foi doada pelo capitão Manoel da Silva Caldas por SESMARIAS no início do século XVIII, em 1780. A terceira igreja erguida em louvor a Senhor Bom Jesus no Vale do Paraíba. Na Capela-mor, estão os restos mortais do Primeiro Vigário de Cachoeira Paulista. Praça Bom Jesus - Bairro da Margem Esquerda

Santuário Nacional de Santa Cabeça
Iniciou-se a sua construção em 1795.
O Santuário de Santa Cabeça, em Cachoeira Paulista, está se tornando o novo ponto de romarias voltadas para o turismo religioso. A santa é invocada para interceder pelas enfermidades relacionadas a cabeça.

Museu Histórico e Pedagógico Dr. Costa Jr.
Contém o acervo de documentos e objetos referentes à Revolução Constitucionalista de 1932 - Cachoeira Paulista foi o Quartel General do setor norte, 2° DTO sob o comando do Coronel Euclides Figueiredo. Localiza-se dentro do Parque Ecológico Nelson Lorena.

Parque Ecológico Nelson Lorena
Compreende uma área de 15.230 m2, com lanchonete, parque infantil, fauna aquática e flora, 4 lagos, vagão destinado como espaço cultural, pedalinhos, churrasqueiras e quiosques. Pertence à Prefeitura Municipal. Está localizado na Rua Silva Caldas.


Rio Paraíba do Sul

É navegável e tem várias ilhas em seu leito. A bacia do rio Paraíba do Sul está situada no sudeste do Brasil. Tem uma área total de 55400 km². Inclui territórios dos estados de São Paulo (13500 km²), Rio de Janeiro (21000 km²) e Minas Gerais (20900 km²), caracterizando-se por ocupar um bioma marcado pela Mata Atlântica. Está inserida na região hidrográfica do Atlântico Sudeste.

Represa da Unisna Hidrelétrica da Serra da Bocaina
Uma das primeiras Usinas do Estado. Foi construída em 1912 e ainda se encontra em funcionamento.

Cachoeira da Bocaina
Localizada no Rio bravo, com 80 m de extensão e um desnível de 20 m, propício para camping e piquenique.
Informações prestadas pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cachoeira Paulista. Muitas das informações e fotos estão disponíveis no site da Prefeitura.
Antonia Alves
Editora do Portal RM Vale
Matéria originalmente publicada em www.rmvale.com.br

0 comentários:

Postar um comentário